Quem circula pela internet de um tempo para cá já se deparou com um bordão que caiu no gosto popular: “É a Bahia!”. Seja para descrever situações do cotidiano, reclamar de alguma coisa ou enaltecer algo tipicamente baiano, o meme que viralizou na internet tem em sua origem algo que já é queridinho do povo da Bahia.
Foi no intervalo entre uma gravação e outra de uma cena de Ó Paí Ó 2 que Edvana Carvalho, interpretando a personagem Lúcia, sacou o celular e gravou um vídeo com Rejane Maia, que interpreta uma baiana de acarajé desde o primeiro longa metragem. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Cerca de 15 segundos de vídeo foram o bastante para o bordão viralizar. Seja como figurinha no celular ou em vídeo no Twitter, Edvana se surpreende com o alcance da brincadeira. “Menino, esse negócio do meme foi uma loucura”, conta, em bate papo com o Alô Alô Bahia.
“Nesse [Ó Paí Ó] 2 não tem uma cena de Lúcia no tabuleiro da Baiana. E aí eu fiz brincando entre o intervalo de uma cena e outra e coloquei na rede como making of das filmagens de Ó Paí Ó 2 e bombou. Eu soube que eu estava bombando no Twitter, mais de 4 milhões de pessoas viram e mais não sei o quê, milhões de pessoas e não sei o quê. Antes eu era muito reconhecida por ter feito Ó Paí Ó e por ter feito Malhação, que tem um público muito jovem. Agora eu também estou sendo reconhecida por ser a menina do… ‘É a Bahia’! E é muito legal, né? Porque eu adoro demais ser baiana”, diz a artista.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Lúcia é uma das personagens que retornaram à cena nas telonas na sequência de Ó Paí Ó. Após quase 16 anos de diferença entre os dois filmes, o público colaborou para o segundo filme ser bem aceito.
“As pessoas esperavam demais por um segundo [filme] e muitas coisas aconteceram, pandemia, mudança de política, e aí a gente só conseguiu fazer agora. Eu acho que a receptividade do público foi bem boa e nós estamos muito felizes por poder fazer isso, trazer esses personagens à tona de novo. É indiscutível que Ó Paí Ó foi uma porta que se abriu para todos nós, né”, afirmou.
Atriz, poetista, apresentadora, ativista e educadora brasileira, Edvana, que está desde o início do Bando de Teatro Olodum, também vai ser assunto por um bom tempo, desta vez pelo seu trabalho na televisão. Ela dará vida a Inácia no remake de Renascer, nova novela das nove da TV Globo. Guardiã e devota de José Inocêncio, ela é descrita como sensitiva, colecionando premonições que salvaram a vida das inúmeras tocaias sofridas.
“Mais que tudo, ela vai falar de amor, de amor ao próximo, de aceitar o outro. Tem uma diversidade religiosa dentro da novela que está trazendo isso. Tanto que Inácia vai defender as religiões de matriz africana num segundo momento”, conta Edvana. Ela reforça a retratação da parte religiosa da novela como um dos trunfos do remake da trama original de Benedito Ruy Barbosa. “Tem o pastor Lívio e tem o padre Santo. Então, são três segmentos religiosos conversando com amor e respeito. Isso pra mim é muito lindo”, reforça.
Nesta nova versão, o neto de Benedito Ruy Barbosa, Bruno Luperi, é responsável pelo texto, com direção artística de Gustavo Fernández, que repetem a dobradinha de “Pantanal”, remake exibido em 2022. Na primeira versão de Renascer, exibida em 1993, Inácia foi interpretada por duas atrizes: Solange Couto na versão jovem e Chica Xavier na versão adulta. Para o remake, Edvana dará vida à personagem do início ao fim.
“É um presente para qualquer artista e para qualquer pessoa que gosta de novela. Eu assisti o primeiro, acho que é uma novela que ficou no imaginário afetivo das pessoas e, para mim, é um grande presente e um texto incrível de Seu Benedito Ruy Barbosa, sendo adaptada pelo neto dele, Bruno Lupieri, e a direção artística de Gustavo Fernandes. Está incrível, incrível, incrível, incrível! Acho que é para televisão, mas é coisa de cinema”, enaltece a atriz, que fala em honrar as atrizes que estiveram à frente do papel.
“Dona Solange Couto na primeira fase, Dona Chica Xavier na segunda, fizeram muito bem, e eu vou procurar honrá-las nisso. Pedi até um brinquinho parecido com o da Dona Chica para poder homenageá-la nas cenas, um brinquinho que eu não vou tirar nunca, assim como ela, né, no caso, só para novela”, revela.
Veja alguns dos memes:
é a Bahia viu? pic.twitter.com/c9YMeboJVU
— marvin (@eumarvin) January 20, 2024
É a Bahia!! Vamo abrir a roda meu povo! https://t.co/jqTrocN6oe pic.twitter.com/mbjMimVxjn
— ABRE A RODINHA POR FAVOR (@Nininha_Oficial) January 22, 2024
é a bahia! pic.twitter.com/T1gqN2GSp8
— bruno (@rsetsy) January 20, 2024
* Fotos: Rede Globo / Reprodução